A Escala Brasil Transparente – Avaliação 360º (EBT 360º), divulgada pela Controladoria-Geral da União na manhã desta quarta-feira (12), coloca a Paraíba na 9ª pior colocação no ranking da transparência. Dos 27 estados brasileiros, a Paraíba ficou na 19ª posição, premiando o governo de Ricardo Coutinho (PSB), que se encerra no final deste mês, com a amarga posição de ser também o terceiro estado menos transparente do Nordeste, atrás de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas, Piauí e Maranhão.
Com a nota 7,42, a política de transparência pública do atual governo estadual ficou abaixo da média geral dos 27 estados, que foi de 7,94. Para se ter ideia, o estado vizinho de Pernambuco, por exemplo, atingiu a nota 9,4, numa pontuação de zero a 10. Rio Grande do Norte, também aqui próximo, conseguiu a nota 8,8. A Capital paraibana ficou também na segunda melhor posição entre os 223 municípios paraibanos, atrás apenas de Guarabira.
A EBT 360º avalia a transparência passiva, com quesitos como a existência de ferramentas eletrônicas para envio de pedidos, inexistência de pontos que dificultem o pedido, como também a transparência ativa (publicação de informações na internet), como a existência de site oficial, portal da transparência, informações sobre receitas e despesas, contratos, informações sobre servidores públicos e licitações, sobre diárias e dados abertos: existência de catálogo ou inventário.