O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que nunca chegou a conhecer Jair Bolsonaro durante seu período na política, apesar de ter escutado menções ao seu nome e até mesmo ameaças por ele proferidas. A declaração foi dada ao programa Conversa com Bial, que foi ao ar na madrugada da última terça-feira (18), na TV Globo.
“Ele falava mal de mim, uma vez disse que ia me fuzilar, com não sei quantos mais. Eu não ligava para isso, porque ele não existia. Erro meu, porque ele existe. Foi presidente, foi eleito, e corre o risco de ser reeleito. Depende da capacidade que nos tenhamos de oferecer uma alternativa capaz de enfrentá-lo”, disse FHC.
Fernando Henrique se referia ao episódio protagonizado por Bolsonaro durante uma entrevista ao programa “Câmera Aberta”, de 1999. À época, o atual presidente do Brasil disse que apenas uma guerra civil consertaria o país, e que seria necessário fazer o “trabalho que o regime militar não fez. Matando 30 mil, e começando por FHC”.
FHC ainda explicou que, em todos os cargos que passou – de senador, a ministro e presidente – nunca trabalhou com Bolsonaro. Para ele, o atual presidente não tem o peso cultural que o país precisa.