Marketing político e Marketing eleitoral não são a mesma coisa.
Para esclarecer a diferença, vamos conceituar os dois métodos.
O marketing político, é um conjunto de estratégias com o objetivo de divulgar as ações e projetos de um candidato durante todo o seu mandato político – não apenas na eleição.
Ou seja, ele serve para adequar o representante político ao eleitorado que o elegeu, com foco no médio e longo prazo.
Já o marketing eleitoral, como o nome sugere, se resume a um conjunto de estratégias utilizadas durante o período de campanha para o pleito.
Assim, divulga as propostas e projetos do candidato a fim de captar a maior quantidade de votos possível e, por fim, vencer a eleição.
Ou seja, são ações de curto prazo e com objetivos muito bem definidos.
Em outras palavras, o marketing político é muito mais focado no branding, na construção e consolidação da imagem de um candidato ou partido.
Enquanto, o marketing eleitoral é mais focado na conversão, isso é, receber votos a favor na eleição.
Mas isso não significa que devam ser tratados como estratégias separadas.
Afinal, quando utilizados em conjunto, podem garantir uma campanha eleitoral bem-sucedida e um mandato aprovado pela população.
Felipe Miranda Comunicação e Marketing Político