Apesar da incerteza da realização das eleições devido a pandemia do novo coronarvírus, os muitos pré-candidatos se mantiveram ativos nas atividades online como estratégia para conquistar o eleitorado. Com aprovação do Congresso Nacional, ficou estabelecido as datas do calendário eleitoral de 2020, com primeiro turno previsto para o dia 15 de novembro, e o segundo, em 29 de novembro.
Faltando quatro meses para a realização dos processos eleitorais municipais, onde serão definidos os próximos vereadores e prefeitos, analisamos as movimentações dos pré-candidatos a prefeitos de João Pessoa que estão em maior destaque nas mídias.
Sem muitas surpresas, velhos nomes da política paraibana se apresentaram como pré-candidatos na disputa. O deputado Ruy Carneiro (PSDB) e o ex-senador Cícero Lucena (Progressivas) colocaram os nomes a disposição, e com isso, vestiram a camisa de oposição a atual gestão que antes elogiavam.
Representando a política de direita, a surpresa ficou por conta do nome do comunicador Nilvan Ferreira. Dono de um discurso populista foi disputado entre o PSL e o MDB do senador José Maranhão, que acabou arrematando a ficha de filiação. Por outro lado, o deputado estadual Wallber Virgulino também estará na disputa representando o Patriotas. Mas Cabo Gilberto ainda torce pela união dos dois já no primeiro turno para obter melhor resultado nas urnas.
A esquerda parece se voltar a defesa do nome do petista Anísio Maia. Uma possível troca de apoio em Campina Grande pode resultar em coligação entre PCdoB e PT na Capital.
O atual prefeito, Luciano Cartaxo (PV), continua estudando o melhor nome para ser o seu candidato nessa disputa eleitoral para prefeito. No começo desta semana, o prefeito deu prazo de mais 15 dias para definir o nome do seu sucessor e assegurou que esse nome sairá dos quatros ex-auxiliares, que estão à disposição do gestor e de sua equipe política.
Ainda não se sabem quem será escolhido entre os quatro nomes já apontados por Luciano Cartaxo, a decisão será tomada até o final deste mês, quando o atual prefeito escolher entre Diego Tavares (ex-secretário de Desenvolvimento Social), Daniela Bandeira (ex-Planejamento), Socorro Gadelha (ex-Habitação), e Edilma Freire (ex-Educação). Porém, na mídia, o nome que tem mais destaque é o do ex-secretário, Diego Tavares.
Nessa reta final a expectativa é grande para conhecer as propostas dos pré-candidatos para João Pessoa. Vestir a camisa de oposição que só levanta críticas já não convence o eleitor. A espera por novos tempos tem elevado a expectativa dos paraibanos que já não se deixam enganar pelas mesmas promessas de sempre.
Redação Bastidores da Política PB