Ainda faltam pouco mais de 3 meses para o início oficial das campanhas eleitorais, em 16 de agosto. Mas pelo que podemos ver nas redes sociais dos até então, pré-candidatos, o trabalho já começou e segue a todo vapor.
A redação do Bastidores da Política passou alguns dias monitorando as principais redes sociais dos pré candidatos: João Azevedo (PSB), Zé Maranhão (MDB) e Lucélio Cartaxo (PV). Em todas eles podemos observar que a agenda dos pré-candidatos já está tem sido bastante movimentada com visitas a municípios, reuniões com lideranças sociais e demais articulações em busca de apoio, o que por lei é permitido.
O que tem chamado atenção é a profissionalização das publicações, especialmente do pré candidato João Azevedo (PSB), que há uma semana não tinha uma “marca”, mas agora já a tem. E tem a massificado em postagens visivelmente mais profissionais que as que publicava costumeiramente.
Postagens atuais, com fotos profissionais, demonstração de preocupação com a estética, identidade visual e uso de logomarca:
Postagens anteriores, com fotografias amadoras e sem demonstrar muito cuidado com a estética:
No dia 9 de abril, o pré candidato João Azevedo (PSB) iniciou a série de postagens pré-campanha, com uma arte que dizia “Eu quero me apresentar; meu nome é João”.
A publicação foi prontamente rebatida nas redes sociais do também pré-candidato José Maranhão (MDB), com uma publicação (imagem abaixo) que dizia “”O Zé da gente dispensa apresentações. Esse a Paraíba já conhece”, a publicação foi posteriormente excluída de seus perfis sem nenhuma justificativa.
Na época, o portal Política e Cia chegou a noticiar: A “pré-campanha”, com ritmo de campanha eleitoral já começou nas redes sociais. O pré-candidato do PSB ao governo, João Azevedo, lançou na semana passada uma campanha de apresentação dele nas redes sociais, começa dizendo: “Eu quero me apresentar, meu nome é João…”. A estratégia do socialista foi o suficiente para José Maranhão, pré-candidato do MDB, reagir nas redes sociais, com a seguinte campanha: “O Zé da gente dispensa apresentações”.
O pré-candidato Lucélio Cartaxo (PV) durante o período observado foi o que se mostrou mais contido nesta campanha digital fora de época. Mas em 17 de abril usou suas redes sociais pra enviar o recado: “Essa é a nossa forma de fazer política na Paraíba”, publicando a imagem abaixo:
Fonte: Bastidores da Política PB