Em reconhecimento a participação histórica da Paraíba nas Paralimpíadas Escolares 2021, disputada na cidade de São Paulo e encerradas nesta sexta-feira, 26 de novembro, o deputado estadual Tião Gomes apresentou na Assembleia Legislativa, Moção de Aplauso aos paratletas paraibanos que conquistaram 60 medalhas no total – sendo 33 de ouro, 15 de prata e 12 de bronze. O estado ficou entre os primeiros colocados no quadro geral, superando a meta estabelecida pela coordenação da delegação que havia previsto 50 conquistas.
O evento reuniu cerca de 1,5 mil participantes oriundos de todos os estados do Brasil mais o Distrito Federal. Desse total, a Paraíba contou com 80 membros em sua delegação, sendo destes, 51 atletas, todos com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer.
“É fundamental reconhecermos o talento que a Paraíba tem na modalidade paralímpica. São pessoas que encontraram no esporte, motivos para enfrentar as dificuldades na vida, e hoje despontam como grandes atletas no cenário nacional. É nossa obrigação como parlamentar reconhecer, incentivar e buscar políticas públicas que fomentem a prática do esporte paralímpico. Por isso, solicito aos pares que aprovem essa justa Moção de Aplauso”, pontuou o parlamentar.
Tião Gomes comemorou e parabenizou o município de Areia, representando o Brejo paraibano, que se destacou na competição. O Atletismo foi responsável por 37 medalhas, além de mais cinco recordes escolares. Nesse esporte, três paratletas nascidos em Areia foram destaque. Juntos, eles obtiveram 9 medalhas de ouro, três para cada. Na bocha, o paratleta de Areia, Alehandro da Silva Monteiro, ganhou medalha de prata.
“Nesse sentido, registro também meus parabéns ao incentivo da Prefeitura de Areia, que pela sensibilidade da prefeita Silva Cunha Lima, em apoio aos paratletas. O projeto Areia Paralimpíca que já vinha sendo desenvolvido pelo Professor de Educação Física do município, Sebastião Valdevino, em anos anteriores, ganhou em 2021 o apoio e companhia do também Profissional de Educação Física e Diretor de Esportes do município, Franklin Felizardo. O projeto ainda conta com o apoio, da Secretaria de Educação e dos coordenadores de esportes, Hedney Dantas e Josemar Ferreira”, disse Tião Gomes.
Por conta da impossibilidade de realização das etapas regionais e a estadual dos Jogos Paraescolares da Paraíba, a delegação do estado acabou chegando em São Paulo com um número reduzido em relação às edições anteriores do evento. Ainda assim, o estado, que já revelou diversos medalhistas paralímpicos e mundiais como Cícero Valdiran, Petrúcio Ferreira e Silvana Fernandes, demonstrou, mais uma vez, sua força no paradesporto.
As Paralimpíadas Escolares retornaram, após o cancelamento da competição, em 2020, por conta da Pandemia da Covid-19. Apesar do evento ser uma retomada, o que se viu nos locais de competições divididos no complexo esportivo do Centro Paralímpico Brasileiro, onde as disputas foram realizadas, foi uma demonstração importante da força do paradesporto nacional, onde a Paraíba é destaque.