O deputado estadual Janduhy Carneiro (Podemos) comentou nesta quinta-feira (23), durante pronunciamento na tribuna sobre a importância da aprovação do projeto que regulamenta a produção de queijo artesanal no estado da Paraíba.
O parlamentar disse que o Projeto de lei, de autoria do deputado Guilherme Almeida, tramita na casa e deve ser votado até o fim do período legislativo deste ano. Ele explicou que a legalização do queijo e da manteiga como produto artesanal, fortalecerá a produção na Paraíba e trará mais renda para os produtores.
“A expectativa é que o projeto seja aprovado por unanimidade e siga para a sanção do governador. Com a regulamentação, os queijos produzidos em Pombal poderão chegar aos supermercados e a mesa dos paraibanos com todas as autorizações e legalidades. Atualmente, as queijadeiras sofrem com a concorrência de produtos que vêm de fora”, explicou o deputado.
O político falou que há uma barreira burocrática para legalizar o produto, o que prejudica a comercialização do queijo em supermercados e estabelecimentos comerciais.
“Quem quer regulamentar as queijeiras de Pombal encontra uma dificuldade em registrar as empresas. Sem essa autorização, os produtores não podem vender os seus queijos porque sem registro os produtos podem ser apreendidos”, falou Janduhy Carneiro.
Na última terça-feira ( 14), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realizou uma consulta pública em Pombal para discutir o assunto. Gestores municipais, vereadores, deputados, consultores e especialistas, além de representantes de entidades e produtores de queijo e de manteiga de diversas regiões do Estado, participaram do evento.
Da assessoria