Por problemas estruturais, dois Postos de Saúde da Família situados no município de Bayeux, na Grande João Pessoa, foram interditados eticamente pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), nesta segunda-feira (12). A interdição, que impede os médicos de atenderem na unidade, começa a valer a 0 hora desta terça-feira (13).
Em nota, a Secretaria de Saúde de Bayeux informou que “já iniciou programação de reforma em todas as unidades básicas, inclusive já entregando recentemente a unidade Básica de Saúde Alto da Boa Vista II e em andamento as unidades do Comercial Norte e Integrada São Bento. As unidades destacadas em questão serão priorizadas para que a curto prazo sejam totalmente reformadas e entregues à população dentro das recomendações do referido Conselho”.
De acordo com o CRM-PB, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Baralho e Centro I apresentam problemas estruturais graves, como infiltrações, mofo nas paredes e teto com risco de desabamento.
Na UBS Baralho, foi identificado que a médica estava atendendo na sala de triagem, devido ao excesso de infiltração e mofo no consultório, segundo o diretor de fiscalização do Conselho, João Alberto Pessoa. Já na UBS Centro I, foram constatados problemas de esgotamento sanitário no banheiro.
O objetivo da interdição, conforme o CRM, é preservar a dignidade do atendimento médico à população e a segurança, uma vez que, na avaliação do diretor de fiscalização, não é possível realizar um trabalho de qualidade nessas condições.
G1