Os concertos do 5º Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa emocionaram diversas crianças e idosos em igrejas no Centro Histórico da Capital. O evento foi na tarde desta quarta-feira (29) e se apresentaram artistas nacionais e locais.
O Festival é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Ministério da Cultura.
A primeira apresentação da tarde reuniu várias crianças, adolescentes e idosos na Igreja São Bento, no Centro Histórico. A programação contou com a presença de diversos artistas nacionais: Ana de Oliveira (Violino) Dhian Toffolo (Viola) e Marcus Ribeiro (Violoncelo) e aconteceu na Igreja São Bento, Centro Histórico de João Pessoa.
Os músicos, que também se apresentaram na tarde desta quarta-feira (29), interpretaram clássicos de Pitombeira e Gnattali. Na plateia, além de apreciadores da música erudita, estavam presentes alunos das escolas Dom Helder (Valentina), Cícero Leite (Valentina), José Eugênio (Geisel) e Fenelon Câmera (Geisel).
Durante todo o evento, uma parte das apresentação, é voltada também para os alunos da Rede Municipal de João Pessoa.
Já por conta das apresentações paraibanas, naPrimeira Igreja Batista, também no Centro da Capital, foi a vez do grupo Iamaká que tocou músicas dos compositores Orlando Alves, Sérgio Deslandes, entre outros.
Ligado ao Departamento de Música do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, e contando com a participação de professores do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), além de artistas autônomos, o Iamaká desenvolve um trabalho que abrange, com ineditismo, os dois extremos da música ocidental: de um lado a música antiga, em novos arranjos e roupagens, e de outro a contemporânea, com ênfase em compositores brasileiros, envolvendo canto e instrumentos.
Informações – Todas as informações relativas ao Festival Internacional de Música Clássica como data, horário e local das apresentações, além da biografia dos artistas e programas que serão executados estão disponíveis no site www.musicaclassica.joaopessoa.
Da redação com assessoria