O novo ministro da Saúde, Nelson Teich, empossado na última sexta-feira (19), após demissão do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, se reunirá por meio de videoconferência com os nove governadores do Nordeste nesta segunda-feira (20). Um convite foi feito pelos gestores na última sexta (17) para discutir políticas de controle à pandemia do novo coronavírus.
Na reunião desta segunda, os governadores nordestinos definiram como pauta o repasses de verbas da União para os Estados, abertura de novos leitos de UTI’s e aquisição de equipamentos médicos no combate à Covid-19.
Expectativa no encontro
Nas reuniões anteriores, os governadores reclamaram de demora nos repasses e questionaram os critérios para distribuição dos R$ 8 bilhões anunciados pelo ex-ministro Luiz Henrique Mandetta para a área da saúde.
Além disso, os Estados têm reclamado da concorrência com o governo federal na compra de equipamentos de proteção (EPIs), testes e respiradores. Com base em uma lei aprovada há duas semanas, o governo federal tem requisitado a totalidade dos equipamentos produzidos no Brasil, deixando aos estados apenas a opção de comprar no exterior, onde enfrentam a concorrência de países como os EUA.
Wscom