O presidente da Comissão de Ética da Câmara Municipal de Bayeux, Rony Alencar (PMN), revelou com exclusividade ao Blog do Anderson Soares, nesta quarta-feira (3), que vai solicitar, nesta quinta-feira (4), ao presidente da Câmara, Mauri Batista (PSL), conhecido como Noquinha, que encaminhe à Câmara Federal, o vídeo e a ata da sessão em que o deputado Federal André Amaral (MDB) agride o vereador Betinho da RS (Podemos).
O presidente do Conselho de Ética disse que ainda vai se inteirar dos fatos para adotar as providências. Entretanto, adiantou que não se pode admitir agressão física a um vereador que está no exercício da função.
Para Rony, a postura do deputado pode se configurar em quebra de decoro parlamentar.
“Tenho que me inteirar dos fatos, ver o vídeo da Câmara para, possivelmente, adotar as providências cabíveis. O que não se pode admitir, preliminarmente, é a agressão física a um parlamentar no exercício de sua função e dentro da Câmara. Preciso apurar o que ocorreu para, possivelmente, abrir um processo na Comissão de Ética. Quanto ao deputado, certamente encaminharemos o vídeo à Câmara Federal, visto que a Câmara de Bayeux não é competente para puní-lo eticamente, não obstante a apuração judicial cabível. Eu farei a solicitação ao Presidente da Câmara amanhã, para que encaminhe o vídeo e a ata da audiência à Câmara Federal. A atitude do deputado pode configurar quebra de decoro, por agir de modo incompatível com o exercício do cargo que exerce”, explicou o vereador.
Do Click PB