Os pré-candidatos ao Governo da Paraíba já definiram, em sua maioria, as datas e os locais para a realização de suas convenções partidárias. Os eventos vão oficializar a escolha dos nomes que vão disputar os cargos para as eleições deste ano, em outubro. O período para a realização desses atos partidários começa nesta quarta-feira (20) e vai até o dia 05 de agosto.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), poderão participar das eleições a sigla que até seis meses antes da data do pleito tenha registrado seu estatuto na Corte Eleitoral e tenha, até a data da convenção, órgão de direção definitivo ou provisório devidamente anotado no tribunal eleitoral competente.
Confira as datas a seguir, por ordem cronológica.
Antônio Nascimento (PSTU)
O pré-candidato do PSTU, Antônio Nascimento, agendou para o próximo sábado (23) a confirmação de sua candidatura. Ele terá como vice Alice Maciel. Quanto à vaga para o Senado, ainda é uma questão que segue em aberto, segundo a assessoria do partido. A convenção ocorrerá às 15 horas, no formato virtual, que é permitido pela Justiça Eleitoral.
Major Fábio (PRTB)
No dia 28 de julho, será a vez do Major Fábio (PRTB) oficializar seu nome na disputa para o Governo do Estado. O evento acontecerá na Domus Hall, em João Pessoa, a partir das 16 horas. Outros detalhes da programação ainda serão divulgados. Ele vai disputar na chapa ao lado de Sérgio Queiroz (PRTB), pré-candidato ao Senado.
Pedro Cunha Lima (PSDB)
No dia 31 de julho será a vez do deputado Pedro Cunha Lima (PSDB) confirmar sua postulação ao Palácio da Redenção, em evento a ser realizado na Arena Medow, em Campina Grande. Na mesma ocasião, o deputado Efraim Filho (União) vai confirmar sua candidatura para o Senado na chapa tucana. Além do PSDB e União Brasil, a convenção partidária unificada também vai oficializar as candidaturas do Cidadania, PTB e do PSC, em evento às 09h45.
Veneziano Vital do Rêgo (MDB)
O martelo ainda não foi batido, mas existe a expectativa de que o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) confirme sua candidatura em convenção no dia 04 de agosto, durante agenda do ex-presidente Lula (PT) em João Pessoa. O petista deve participar de um ato de campanha na Capital, de acordo com a direção do PT. O ato pode ser, pelo que se comenta nos bastidores, a convenção. Os detalhes, no entanto, ainda não foram divulgados ou confirmados pelo partido. Veneziano vai disputar o cargo na chapa de Ricardo Coutinho (PT), ex-governador, pré-candidato Senado.
João Azevêdo (PSB)
O pré-candidato à reeleição, o governador João Azevêdo (PSB), marcou para o dia 05 de agosto a convenção socialista, que vai confirmá-lo na disputa pelo Palácio da Redenção. Os nomes dos candidatos a vice e ao Senado na chapa do governador ainda não são conhecidos, mas devem ser divulgados até o dia do evento, que será realizado na casa de shows Forrock, em Cabedelo. O mais provável, em tese, é que o indicado do Progressistas, Lucas Ribeiro, ocupe o espaço de vice na chapa socialista. Outras opções, porém, não estão descartadas, como eventual nome indicado pelo Republicanos. O evento começará às 16h40.
Nilvan Ferreira (PL)
Também no último dia do prazo, o apresentador Nilvan Ferreira (PL) deve confirmar seu nome na disputa pelo Governo da Paraíba. O comunicador ainda não divulgou o nome do seu vice, mas tem como opções o empresário Arthur Bolinha, a médica Anelise Menesguesso e a esposa do deputado estadual Moacir Rodrigues, Giovana. Ferreira vai compor com Bruno Roberto para o Senado, nome apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) de forma oficial. A convenção acontecerá no Garden Hotel, em Campina Grande.
Adjany Simplício (PSOL)
Inicialmente marcada para esta quarta-feira (20), a convenção da pré-candidata do PSOL ao Governo do Estado, Adjany Simplício, teve que ser remarcada, segundo a direção estadual, por questões burocráticas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em relação à federação com a Rede Sustentabilidade. Uma nova data para a realização do evento deve ser divulgada nos próximos dias.
Via Agenda Política