Na manhã desta segunda-feira (4), o prefeito de Guarabira, Marcus Diogo realizou uma coletiva de imprensa para esclarecer alguns pontos sobre o COVID-19 no município.
Na oportunidade, Marcus Diogo reforçou a importância da população procurar as informações oficiais e combater as fake news que estão sendo divulgadas. O prefeito também falou sobre o uso de má fé daqueles que estão aproveitando o momento crítico para fazer politicagem.
“Nós estamos tentando ajudar a população de Guarabira. Isso é o mais importante. Meu objetivo só é um: a população de Guarabira. Como enfrentar a COVID-19, de forma que Guarabira passe por ele sem tantos danos”, afirmou.
O prefeito criticou aqueles que estão se aproveitando do momento para levantar críticas a gestão, quando na verdade, a situação pede colaboração de todos que querem combater o vírus e proteger a população. E convidou esses para se voluntariar nas ações realizadas pela prefeitura de combate a pandemia.
Marcus Diogo também usou o momento para passar uma mensagem com intuito de tranquilizar os guarabirenses. Explicando que todas as medidas tomadas pela Prefeitura Municipal de Guarabira é pensada na população, buscando sempre seguir as recomendações que se encaixam na realidade local.
COMÉRCIO
O Prefeito de Guarabira explicou que a determinação de reabertura do comércio local não deve implicar no boletim do COVID-19 do município. Visto que as lojas estão seguindo orientações de higienização, proteção e distanciamento, como recomendado pela Organização Mundial da Saúde.
MEDIDAS ADOTADAS PELA PREFEITURA DE GUARABIRA E SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE:
– Aparelhamento das Unidades Básicas de Saúde;
– Monitoramento da saúde das pessoas que chegam a Guarabira através dos ônibus de viagem;
– Orientação e informação sobre as medidas de segurança, higiene e comportamento das pessoas que chegam a cidade através dos ônibus de viagem, para que não ofereçam riscos a saúde da população local;
– Canal de informação e denúncias (3271-4813);
– Decretos com critérios e orientações para o comércio;
– Contratação de profissionais para auxiliar no monitoramento e na orientação a população local e/ou turistas;
– Contratação de Bombeiros Civis para orientar e controlar a aglomeração causada por filas em locais como Agências Bancárias e Lotéricas;
– Parceria com a Polícia Militar;
– Fiscalização diária do cumprimento dos Decretos municipais através das equipes de Vigilância Sanitária;
– Capacitação das equipes de SAMU para enfrentamento da COVID-19;
– Criação de projetos através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF):
- Fique Em Casa o NASF, que oferece orientações de atividades físicas e lúdicas para serem realizadas em casa durante o período de isolamento social
- Auxílio Emocional para profissionais da saúde
- Centro de testagem para profissionais da saúde e da segurança e seus familiares.