Pressione ESC para fechar

- PUBLICIDADE -


CMJP comemora Dia da Pessoa Capoeirista e entrega título de cidadania pessoense

- PUBLICIDADE -

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou na tarde desta quarta-feira (10), sessão especial para comemorar o Dia da Pessoa Capoeirista e a entrega do título de cidadania pessoense a André Márcio Félix (professor Leão). O vereador Junio Leandro (PDT) foi o autor da propositura.

Junio Leandro falou da importância de homenagear o professor Leão que ao longo dos anos presenteia a sociedade oferecendo mais qualidade de vida através da capoeira, cuidando da saúde dos munícipes e mantendo acessa a chama da capoeira na capital. “As rodas de capoeira promovidas pelo professor Leão aqui na capital sempre foram uma ação direta e intencional de promover a cultura, divulgar a arte genuinamente brasileira, além de promover a interação entre capoeiristas e grupos de capoeira distintos e sobretudo, aproximar a arte cultural capoeira da sociedade pessoense”, afirmou.

O parlamentar ainda destacou que o dia 15 de julho ficou instituído como o Dia da Pessoa Capoeirista e que o seu mandato está sempre de portas abertas para valorizar a cultura popular e a cultura histórica da cidade de João Pessoa e do Brasil. “A emenda parlamentar impositiva, um recurso que cada parlamentar tem para encaminhar para qualquer setor da cidade de Joao Pessoa e entendendo a urgência da criação de um Centro da Pessoa Capoeirista, destinamos cerca de R$ 250 mil de emenda impositiva para que o local seja um espaço de acolhimento a todos os grupos de capoeira da capital ”, acrescentou.

A mestra Malu disse que o momento vivenciado pela solenidade na CMJP desperta muito orgulho. “É muito importante reconhecer as trajetórias individuais, compreender que a capoeira é um saber coletivo e ancestral”, pontuou.

O homenageado, professor Leão afirmou que o momento era de muita honra em receber o título de cidadão pessoense. “Sou natural de Brasília – DF e escolhi João Pessoa por ser uma cidade encantadora. O que me deixa ainda mais feliz por receber essa honraria é que hoje eu estou aqui pelo olhar da capoeira, a responsável por me resgatar lá na década de 80 e me transformar, através dessa arte da resistência”, finalizou.

- PUBLICIDADE -

- PUBLICIDADE -