O Centro Operacional de Trânsito e Transporte (Cott) da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) registrou, apenas no primeiro semestre do ano, 3.116 chamados de usuários. Os casos, geralmente de urgência, são enviados pelo usuário diretamente ao setor por meio de telefone ou WhatsApp.
O Cott atende a população diariamente das 6h da manhã à meia-noite. Quando necessário, o setor aciona as equipes de agentes de mobilidade em campo ou órgãos responsáveis para solucionar o problema identificado. O objetivo é reduzir, com a maior agilidade possível, os entraves que possam atrapalhar o trânsito e causar congestionamentos ou riscos à segurança da população.
Situações de acidentes ou serviços da Cagepa, Seinfra ou Energisa, por exemplo, executados na via, têm o apoio dos agentes da Semob-JP na sinalização do local ou desvio do tráfego, aumentando a segurança para motoristas e pedestres que circulam no trecho, bem como reduzindo os transtornos causados à fluidez do trânsito.
As principais ocorrências registradas vindas da população foram bloqueio de garagem (529), veículo em local proibido (519), veículo estacionado em desacordo com a sinalização (310), veículo estacionado sem credencial em vagas para idosos e deficientes (265) e veículo estacionado no passeio público (260).
Os contatos do Centro Operacional de Trânsito e Transporte da Semob-JP são o 3218-9420 ou 98760-2134. Por meio deste canal de comunicação, a população poderá informar ao órgão todas as situações de prejuízo referentes ao trânsito e o transporte na área de atuação da autarquia.