As mulheres de João Pessoa vítimas de violência doméstica não estão sozinhas. O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, lançou, a Ronda Maria da Penha para fazer um acompanhamento e monitoramento daquelas mulheres que estão com medidas protetivas expedidas pela Justiça.
Em parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa e o Tribunal de Justiça, este novo serviço deverá, ainda, encorajar outras mulheres a denunciarem as agressões para também serem acolhidas e protegidas pela equipe da ronda.
O trabalho é realizado pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres e Guarda Municipal. Segundo explicou a secretária Lídia Moura, após o agressor ser notificado pela Justiça da medida protetiva que o impede de se aproximar da vítima, uma equipe multidisciplinar, envolvendo a Guarda Municipal, advogados e assistentes sociais da SEPPM, irá entrar em contato com a vítima para que ela autorize o acompanhamento da ronda. A mulher receberá visitas periódicas e será monitorada tanto presencialmente como por telefone.
As vítimas vão receber um número de telefone (com whatsapp) para entrar em contato com a Ronda caso se sintam ameaçadas.
Da redação com assessoria