Pressione ESC para fechar

- PUBLICIDADE -


CARROS ROUBADOS E CLONADOS: Secretário municipal de Segurança Urbana e Cidadania explica como funciona o programa João Pessoa Segura

- PUBLICIDADE -

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) lançou neste mês de setembro o programa João Pessoa Segura, que auxilia órgãos de segurança na identificação de carros com suspeita de roubo ou clonagem em circulação na Capital.

Após diversas dúvidas surgirem por parte dos populares, o secretário municipal de Segurança Urbana e Cidadania, sargento Denis, explicou ao Bastidores da Política PB como funciona o equipamento utilizado nas identificações, chamado de OCR.

Segundo Denis, o sistema registra todos os carros com restrições, inclusive com licenciamento atrasado, mas a guarda municipal só irá intervir em casos de carros com queixa de roubo ou furto. Os sensores estão espalhados em 48 pontos da cidade, formando um cerco eletrônico por onde circula uma média de mais de 600 mil veículos. Após a identificação do veículo, o OCR emite uma alerta para a Central de Operações de Trânsito e Transporte (COTT) da Semob-JP, que aciona os órgãos de segurança repassando todas as informações.

Ainda de acordo com o sargento Denis, para o caso de veículos com licenciamento em atraso, os órgãos competentes (no caso semob, Detran, bptran, etc) terão que se conveniar ao programa para que assim possam atuar com o auxílio do sistema.

Na última quarta-feira (26), os equipamentos do programa João Pessoa Segura possibilitaram a apreensão de um carro roubado. O veículo foi o primeiro recuperado pela Guarda Municipal após o lançamento do projeto. O veículo em questão era um Chevrolet Montana de cor preta, que estava sendo utilizado para serviços de fretes e mudanças. O local não foi divulgado para manter o sigilo dos pontos do cerco.

 

Redação Bastidores da Política

- PUBLICIDADE -

- PUBLICIDADE -