A aprovação na Câmara dos Deputados do projeto de lei que regulamenta a educação domiciliar (homeschooling) foi comemorada pelo vereador Carlão (PL), em pronunciamento na sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJ) desta quinta-feira (19). O parlamentar afirmou que a permissão da prática é uma vitória da liberdade, da educação e da família.
“O homeschooling nada mais é do que a possibilidade de os pais poderem educar seus filhos dentro de suas casas, daqueles que entendem que, por exemplo, existe uma doutrinação marxista dentro das escolas poderem aplicar a sua educação, a melhor educação para o seu filho. Fico muito feliz, porque não existe nada mais concreto em uma educação familiar, do que um pai e uma mãe poderem ensinar seus filhos”, celebrou Carlão.
O vereador defendeu que a família é a base da sociedade e, como tal, precisa ter a possibilidade de educar seus filhos nos moldes daquilo que crê como melhor para a humanidade. Ele citou o exemplo de famílias cristãs que, muitas vezes veem os filhos sendo educados de uma forma diferente da que enxergam o mundo. “Nós católicos sabemos da importância de uma educação cristã, nós cremos que Cristo é a salvação, a luz, a verdade e a vida, e é preciso respeitar isso”, defendeu.
Carlão destacou que existem requisitos para a educação domiciliar, como a exigência de que um dos pais possua ensino superior; apresentação de antecedentes criminais dos responsáveis; e necessidade de acompanhamento das atividades escolares por uma instituição de ensino credenciada. “Existe todo um regramento”, reforçou.
“A educação familiar vem para respeitar aquilo que a família entende como melhor para os seus filhos. O que não pode é o professor – e não são todos, quero deixar claro – entender que a sua visão de vida, a sua visão política se sobrepõe aos ensinamentos dos pais. O homeschooling está afastando definitivamente a doutrinação dentro das escolas e fazendo crescer o convívio familiar. Nada mais sublime, mais puro e mais educativo do que os pais ensinarem seus filhos para um futuro melhor”, concluiu o vereador.