Ouvir as demandas da população e encaminhar soluções. Este é o principal objetivo do programa ‘Câmara no Seu Bairro’, que prevê a realização de sessões itinerantes em diversos pontos da Capital para estreitar a relação entre a população e seus representantes. A regulamentação do projeto foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) desta quinta-feira (17).
“Nosso objetivo é ouvir o cidadão. Então, de agora até dezembro, realizaremos cinco reuniões em bairros pólo de João Pessoa, sempre na última quinta-feira de cada mês. A primeira edição vai acontecer no Bairro dos Estados”, informou o presidente da Casa, Dinho (Avante).
O programa prevê ainda a criação de um sistema online, disponível para todos, através do qual o cidadão possa entrar no site da Câmara, acessar o serviço, escolher o vereador para quem deseja enviar uma mensagem e encaminhar sua demanda ou sugestão.
“Gostaria de destacar a importância de retomarmos o modelo Câmara Itinerante, iniciativa, à época, do presidente Milanez. Quando começamos, há 20 anos, o objetivo era exatamente chegar mais perto das pessoas, ouvir mais, dialogar mais. Essa iniciativa vai tornar a Casa maior, mais democrática, mais próxima das pessoas, e permitir que o vereador sinta mais a realidade de cada bairro da cidade. É importante convidarmos a Prefeitura para se fazer presente conosco, fazermos um amplo debate e encontrarmos as soluções necessárias”, opinou o vereador Milanez Neto (PV).
Dinho respondeu que já entrou em contato com o secretário municipal de Gestão Governamental, Diego Tavares, para solicitar a presença de, no mínimo, representantes das secretarias de Infraestrutura e Planejamento, e do Gabinete do Prefeito.
Objetivos e realização
Entre os objetivos do programa estão a popularização da atividade legislativa e a ampliação do contato direto dos vereadores com a população. A idéia é promover a integração entre o Legislativo e a comunidade para, juntos, encontrarem respostas mais eficazes para as demandas populares. As solicitações apresentadas em cada edição do programa serão encaminhadas à Administração Municipal.
Lideranças comunitárias, agentes públicos, representantes da Prefeitura Municipal e população em geral serão convidados a participar das reuniões do ‘Câmara no Seu Bairro’. Além dos vereadores, poderão fazer uso da palavra até dez oradores inscritos para falar sobre temas relativos aos interesses da localidade. Parlamentares e cidadãos terão o prazo máximo de cinco minutos para falar.