O agente da Polícia Federal, Caio Márcio, mais conhecido como ‘Caio da Federal’, retomou suas funções no órgão público. Segundo informações levantadas pelo ClickPB, a reintegração do servidor foi oficializada na edição do dia 21 do Diário Oficial da União (DOU). Caio havia sido demitido da PF após acusações de utilizar sua posição para ganhos político-partidários durante uma candidatura ao cargo de deputado federal.
“Minha posse ocorreu ontem. A revogação da portaria de demissão, datada de 16 de junho, foi publicada no Diário Oficial de ontem, reintegrando-me ao cargo”, esclareceu Caio.
A reintegração foi determinada pelo desembargador federal Elio Wanderley Siqueira Filho, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. O desembargador concluiu que não houve “conduta por parte do servidor com relação às responsabilidades inerentes ao cargo de Agente de Polícia Federal, buscando ganhos eleitorais, como troca de favores ou violação de sigilo de investigações em andamento”.
Caio expressou otimismo quanto à manutenção dessa decisão. “O desembargador analisou a acusação que enfrentei. Ou seja, alegações de usar o cargo para vantagens político-partidárias. Ele afirmou que em nenhum momento aquelas ações a mim imputadas, que resultaram na demissão, configuraram um abuso de posição”, detalhou.
“Entendemos que o desembargador avaliou a situação em detalhes e já afastou a noção de que as ações atribuídas a mim não caracterizam abuso de cargo. Nossa perspectiva é que isso seja mantido”, acrescentou.
“Uma Decisão Justa”
Ao ser entrevistado, ele expressou sua alegria com a decisão e compartilhou que ficou mais de dois meses afastado, sem remuneração. “Fiquei imensamente feliz, pois passei 65 dias afastado, sem salário, e enfrentei uma grande exposição midiática devido a essa situação. Recebi com grande satisfação a decisão do desembargador. Agora, a reintegração é uma realidade”, comentou.
“Acredito que foi uma decisão justa. Qualquer profissional do direito pode ver, nas ações que me foram imputadas, que não houve abuso de cargo”, concluiu.
Na manhã do dia 22, terça-feira, Caio esteve presente na sede da PF em João Pessoa para cumprir procedimentos burocráticos, incluindo exames físicos e psicológicos, a fim de formalizar sua reintegração ao cargo de agente.