“Iremos agora encaminhar ao Ministério Público mais essa denúncia do governo mais corrupto da história da Paraíba que é o PSB”, essa frase foi dita na manhã desta quarta-feira (15) pelo deputado Estadual Cabo Gilberto após esmiuçar, durante discurso no plenário, sobre irregularidades encontradas na aquisição dos helicópteros Acauã 1 e 2 por parte do governo do Estado.
O deputado, que denunciou também no plenário sobre superfaturamento do Acauã 2, que hoje não está em funcionamento, mostrou os documentos referentes a aquisição do Acauã 1. “Está aqui o contrato do Acauã 1, também assinado pela ex-secretária Livânia Farias, que contratou o Acauã usado que custou R$ 8.150.000,00 (oito milhões cento e cinquenta mil) aos cofres públicos paraibanos”, informou.
Ainda de acordo com o parlamentar, inicialmente o helicóptero não foi recebido porque estavam faltando diversos itens na hora da contratação: a ausência de contrato seguro aeronáutico, ausência de 10 capacetes de voo, fonte externa portátil, kit de lavagem compressor e kit ferramentas, ausência de farol de buscas com partes fixas e móveis com potência de 30 milhões de velas, dois slings de salvamento, um pulsar, um cesto, proteção balística nível 3, protetor inox dos skills, ausência de manual aeronal em português, de certificado de aeronavegabilidade brasileira e de empresa devidamente homologada para proceder vistoria técnica.
“A comissão que foi designada por militares estaduais não iria receber o equipamento, porque não ia cometer um crime, daí o que o Estado fez? Substituiu a comissão por quatro codificados que não poderiam dizer nada, tinham que aceitar e receber o helicóptero que foi também superfaturado, prova que não tem os itens da compra, ou seja, mais uma vez os paraibanos foram lesados”, denunciou Cabo Gilberto.
Da Redação