Após o “dia do fico” do prefeito Luciano Cartaxo (PSD), o cenário político paraibano das pré-candidaturas mudou completamente. De alguém apressado demais por cobrar uma decisão das oposições, Cartaxo se transformou em um disputado aliado a quem todos querem agradar. O Militante do PCdoB, o vereador licenciado, Helton Renê, ex-líder do prefeito na CMJP, chegou a declarar que o gestor hoje está mais para uma noiva cobiçada do que para uma segunda opção.
Dentre os mais interessados no nome do prefeito estão o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), pela oposição, e o governador Ricardo Coutinho (PSB). Eles disputam o apoio de Luciano Cartaxo entre conversas e reuniões de articulação. O prefeito, que agora segue tranquilamente focado na gestão municipal e sem pressa nenhuma, está se mostrando bem aberto ao diálogo com todas as legendas e ainda não deu sinais de quem vai apoiar.
Em reunião com o Cássio no último final de semana, Cartaxo voltou a afirmar que sua decisão é definitiva e que não voltará atrás. Mesmo assim o senador acredita que ainda existe tempo e continuará tentando fazer com que o prefeito reveja sua posição já que, segundo afirmou o mesmo, a candidatura de Cartaxo pela oposição tem uma vitória garantida.
“Quem consegue ganhar em João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Bayeux e Campina Grande, que representam 35% do eleitorado do estado, larga com uma vantagem muito grande. Então, na hipótese de Luciano Cartaxo sendo o candidato a governador, a tendência natural é que ele vença em João Pessoa e na Grande João Pessoa. Ele vencerá também com nosso apoio em Campina Grande. A vantagem é muito grande”, declarou Cássio.
Já o PSB volta e meia tem seus representantes pedindo essa aliança entre o governador e Cartaxo. Ricardo Coutinho não descarta a ideia e fala sobre ‘juntar forças’ para melhorar o projeto girassol. O PSB já tem seu pré-candidato que é João Azevedo (PSB) e ele também chegou a declarar que uma união com o atual prefeito de João Pessoa só viria a somar.
Quem será que Luciano Cartaxo escolherá para apoiar? O fato inegável é que seja quem for, o apoio de Luciano traz um peso enorme na decisão das eleições, em outubro. Então, que siga a disputa pelo coração do prefeito.
Redação Bastidores da Política PB
Chargista: Hericson Aquino