Ranking inédito divulgado nesta quinta-feira (20) pela Transparência Internacional mostra que João Pessoa é a Capital do país mais transparente na divulgação dos contratos emergenciais feitos durante a pandemia de Covid-19. O levantamento analisou os sites, redes sociais e portais de transparência dos governos de todos os 26 estados e do Distrito Federal e de todas as 27 capitais.
Já entre os Estados, a Paraíba aparece em nono lugar com a transparência classificada como “boa”. Os governos de Roraima e São Paulo obtiveram as piores classificações. Entre as capitais, o pior índice é o da Prefeitura de Belém.
Com a transparência nos contratos feitos sem licitação, os gestores auxiliam as fiscalizações e ajudam a sociedade a saber como o dinheiro público está sendo usado durante a pandemia do coronavírus.
Contudo, de acordo com o estudo, o resultado indica que boa parte dos governos estaduais e municipais não estão cumprindo as exigências da Lei Federal nº 13.979/2020, que regulamentou as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia do coronavírus. Essa legislação exige transparência nas contratações emergenciais.
Confira o ranking:
Da Redação com G1