Mais de 9,5 mil pessoas que precisavam tomar a segunda dose da vacina contra Covid-19 ainda não foi até um posto de imunização receber a dose de reforço, de acordo com a Prefeitura de João Pessoa. As vacinas vão continuar sendo destinadas a esse público, mas é preciso que as pessoas compareçam aos locais de imunização.
No caso da Coronavac, é necessário ter completado 28 dias da aplicação da primeira dose para receber segunda. Já a AstraZeneca e a Pfizer, o período para o recebimento da segunda dose é de 90 dias.
De acordo com o Instituto Butantan, as vacinas são o primeiro passo para o fim da pandemia do novo coronavírus, mas a imunidade não começa imediatamente após tomar a segunda dose do imunizante. Caso uma pessoa tenha Covid-19 logo após se imunizar, isso não significa que a vacina não funcionou, mas que seu o sistema imunológico ainda não teve tempo para criar a resposta imune.
Cada organismo reage de uma forma, dependendo de fatores como a faixa etária e o próprio sistema imunológico da pessoa. Em geral, em duas semanas após a segunda dose o indivíuo está protegido, pois esse é o tempo que nosso sistema leva para criar anticorpos neutralizantes, que barram a entrada do vírus nas células.
G1