Em comemoração pelos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou a entrega das novas instalações do Conselho Tutelar Sudeste, no bairro do Geisel.
O local, que já está em funcionamento, conta com toda a estrutura para o pleno funcionamento do Conselho Tutelar, incluindo brinquedoteca, salas administrativas, salas para atendimento psicossocial, além de toda a equipe de profissionais necessários para o atendimento de crianças e adolescentes que sejam vítimas de alguma violação de direitos.
“Estamos entregando mais um Conselho Tutelar totalmente renovado, com a estrutura merecida para o bom atendimento das crianças e adolescentes que precisem. Na atual gestão municipal conseguimos ampliar de cinco para sete Conselhos Tutelares, aumentando a capacidade de atuação na promoção de direitos, além das reformas, aquisição de equipamentos e de veículos para os outros Conselhos Tutelares no município”, destacou Vítor Cavalcante, secretário de Desenvolvimento Social.
Os Conselhos Tutelares são uma das principais formas de denúncia sobre violação de direitos de crianças e adolescentes. Em João Pessoa, são sete (Região Mangabeira, Região Norte, Região Praia, Região Sul, Cristo, Valentina e Sudeste). Ainda de acordo com a Sedes, as principais violações identificadas são negligência, conflito familiar, maus-tratos e agressão, sendo importante o papel da população em geral como principal agente para que sejam identificadas as violências sofridas para que as providências possam ser tomadas visando garantir os direitos e segurança de quem se encontra em situação de violência.
O Conselho Tutelar Sudeste fica na Rua Juiz Manoel João da Silva, 112, Geisel, com os telefones para contato 3218-9123 e 98645-8311, atendendo os bairros do Geisel, Esplanada, Costa e Silva, Presidente Médici, João Paulo II, Nova República, Funcionários II, III e IV, Citex, Laranjeiras, Jardim Sepol, Gauchinha, Taipa, Grotão, Ernani Sátiro, Água Fria, Comunidade Maria de Nazaré, Tieta e 1º de Abril.