O Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste e da Borborema (Sintab), recebeu várias denúncias de servidores da saúde que não receberam o 13º até esta quarta-feira, 20, extrapolando o prazo máximo para o pagamento do benefício.
Em virtude de mais este atraso e respeitando o que a categoria havia definido na última assembleia, realizada no dia 12 deste mês, os efetivos que não receberam estão paralisando as atividades profissionais a partir de agora, por tempo indeterminado, até que a situação seja regularizada. Em protesto, eles estão concentrados neste momento no pátio da Secretaria de Saúde, aguardando um posicionamento sobre a situação.
Conforme salientou o coordenador de Comunicação do Sintab, Napoleão Maracajá, o sindicato também irá acionar a Justiça. “O que está havendo é o descumprimento da lei. Esta é uma gestão de fato incompetente, que não consegue pagar o décimo. Outros municípios já pagaram metade desde o meio do ano e a outra metade desde o início do mês. Por isso o Sintab irá acionar a Justiça, porque isso é improbidade, isso é crime”, enfatizou.
Ele reforçou o repúdio da entidade a mais este desrespeito da gestão municipal com os seus efetivos. “A gente lamenta mais uma vez esta pedrada nos trabalhadores, são inúmeras reclamações, os servidores irão passar o Natal com sentimento de frustração, de desânimo muito grande. Como é que uma gestão que não consegue sequer pagar o décimo, pretende governar a Paraíba?”, disse.
O Sintab reforça que este não é o único problema que afeta os trabalhadores e lembra o caos na saúde, com falhas graves de infraestrutura e falta de medicamentos e materiais fundamentais para realização de exames e outros procedimentos.