Enquanto a maioria dos deputados da Paraíba condenou as declarações separatistas do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o deputado federal Cabo Gilberto (PL) optou por apoiar o mineiro e afirmou, em entrevista ao programa Arapuan Verdade nesta segunda-feira (7), que “não me senti ofendido”, classificando o incidente como ‘fake news’.
A postura do parlamentar em relação ao governador mineiro foi manifestada após uma afirmação polêmica na qual Zema incentivava uma coalizão entre as regiões Sul e Sudeste contra o Nordeste. “Foi feita mais uma fake news e a classe política saiu em polvorosa para atacar o governador do estado de Minas Gerais que foi muito claro na sua afirmação assim como foi com relação ao Bolsa Família e pessoas com carteiras assinadas. Eu, nordestino nato, não me senti ofendido de forma alguma e não foi declaração separatista”, afirmou.
Em uma entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Zema explicou que o movimento em prol da região Sul-Sudeste está representado por um grupo definido, denominado Cossud (Consórcio Sul-Sudeste), cuja presidência é exercida pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). Zema defendeu a necessidade de ações por parte de um consórcio de estados das regiões Sul e Sudeste para se protegerem, no âmbito do Congresso Nacional, contra supostos prejuízos econômicos vindos das regiões Norte e Nordeste.