A Assembleia Legislativa da Paraíba se reúne hoje para a 47ª sessão ordinária do ano e um item da pauta chama a atenção. Será apreciado hoje em plenário um projeto de lei proposto pelos deputados estaduais Wallber Virgolino e Cabo Gilberto, do PL, que prevê a concessão do título de cidadão paraibano ao presidente Jair Bolsonaro, que está concluindo seu mandato.
A proposta foi apresentada em 2019, mas somente agora está incluída na pauta de votação.
Como é praxe nestes casos, a justificativa para a honraria, de acordo com os deputados que a propuseram, é reconhecer os “relevantes serviços prestados pelo presidente Jair Bolsonaro ao Brasil e ao Estado da Paraíba”.
A justificativa ainda cita uma ação voltada à Paraíba e datada da época em que foi proposto o projeto. Os deputados mencionam que foi na gestão de Bolsonaro que houve a autorização para contratação de uma operação de crédito externo com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), no importe de até U$ 50 milhões, cujos recursos seriam utilizados para o programa Paraíba Rural sustentável.
Na Paraíba, o candidato mais votado para a presidência da República foi Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O petista teve 1.601.953 votos contra 802.502 de Bolsonaro.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) viajará com a família para os Estados Unidos e passsará a virada de ano no no condomínio Mar-a-Lago, em Palm Beach, na Flórida. A propriedade, que fica dentro de um resort de luxo, tem como dono o ex-presidente americano Donald Trump. Com a saída do Brasil, Bolsonaro evita passar a faixa presidencial a seu sucessor.
Última semana como presidente
A votação acontece na última semana do atual presidente em seu cargo. No próximo domingo (1º), Lula tomará posse e assumirá o Executivo do país.
Jair Bolsonaro (PL) foi o primeiro presidente brasileiro que tentou a reeleição e não conseguiu um segundo mandato. Ele perdeu a disputa do segundo turno no domingo (30) de novembro para o ex-presidente Lula (PT), que fará um terceiro mandato.
Desde que a reeleição foi instituída, em 1997, todos os presidentes eleitos tentaram reeleição e conseguiram se reeleger. Foram eles: Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma. O ex-presidente Michel Temer, que assumiu após o impeachment de Dilma, não tentou se reeleger.