A Comissão de Administração, Serviço Público e Segurança da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou audiência Pública, pelo sistema híbrido, na tarde desta segunda-feira (30), para discutir o aproveitamento dos policiais militares, licenciados a pedido, no quadro da Polícia Penal. O evento proposto pelo deputado Adriano Galdino, a pedido do presidente da Associação dos Policiais Militares Licenciados, Walter dos Santos Lima, foi presidio pelo deputado Jutay Meneses e reuniu autoridades e entidades representativas dos agentes de segurança penal do estado.
A Polícia Penal do Estado da Paraíba foi criada pela Emenda Constitucional nº 48, promulgada no dia 9 de novembro de 2021 pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino. O órgão foi criado para coordenar a segurança do sistema prisional estadual.
Walter dos Santos Lima justificou a iniciativa fazendo um relato histórico da luta da categoria. O sindicalista propôs a criação da Guarda de Muralha, dentro do quadro da Polícia Penal, par abrigar os policiais licenciados.
O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado da Paraíba, Manoel Leite, disse que acredita no empenho dos parlamentares estaduais para que os policiais licenciados alcancem os seus objetivos.
O deputado Raniery Paulino parabenizou a iniciativa do deputado Adriano Galdino em trazer o debate à tona, e destacou que essa discussão é uma das prioridades da base do governador João Azevêdo, “que tem tratado todas essas pautas com muita atenção e sensibilidade”. “Me solidarizo com essa luta dos policiais licenciados e me acosto às reivindicações do movimento”, disse. O deputado João Gonçalves se comprometeu a conversar sobre o assunto com o governador, “na primeira oportunidade”. “Estou de acordo com todas essas reivindicações dos meus amigos policiais licenciados”, declarou.
O deputado Jutay Meneses encerrou a sessão transferindo o comunicado que recebeu do presidente Adriano Galdino. Segundo ele, Galdino orientou o encaminhamento da formação de uma comissão formada pelas entidades que participaram da audiência pública, junto aos secretários de Segurança Pública, Jean Nunes e da Administração Penitenciária, João Alves e o Coronel José Sérgio Fonseca, Comandante Geral da Polícia Militar do Estado da Paraíba, “para que possam chegar a um comum acordo e que todos saiam vitoriosos dessa luta”
“Queremos dizer que a Assembleia Legislativa da Paraíba, através dos seus 36 deputados e deputadas está favorável aos senhores e senhoras. Somos favoráveis ao emprego, ao trabalho, ao fomento, à renda e melhores condições de vida para todos. Tenham, certeza que, no que depender de nós, essa luta terá continuidade e será encerrada com um final feliz – acrescentou.