A Assembleia Legislativa da Paraíba concedeu Título de Cidadania Paraibana ao comandante do 1° Grupamento de Engenharia, o General de Brigada Guilherme Langaro Bernardes. A solenidade proposta pelo deputado estadual João Gonçalves e pelo deputado federal Cabo Gilberto Silva aconteceu nesta sexta-feira (17) com o objetivo de homenagear o militar e reconhecer sua capacidade profissional e por todos os relevantes serviços prestados aos paraibanos.
João Gonçalves destacou que o Título de Cidadania Paraibana é uma forma do Poder Legislativo reconhecer personalidades importantes para o estado, que, através de sua atividade e do trabalho que desenvolve, busca melhorar a qualidade de vida dos paraibanos. “O General Bernardes já era um paraibano de coração. Esta é a sua terceira passagem por pelo Grupamento e agora oficializamos sua cidadania, reconhecendo sua dedicação, assim como, a parceria do Exército com a Paraíba”, afirmou o deputado.
“Satisfação imensa”, foi desta forma que o deputado federal Cabo Gilberto classificou o sentimento em poder homenagear o comandante Bernardes com a Cidadania Paraibana. A homenagem foi proposta pelo parlamentar durante seu mandato como deputado estadual na ALPB. “Estou muito satisfeito por ter a oportunidade de conceder esta Cidadania ao lado do deputado João Gonçalves. O General Bernardes vem fazendo um importante trabalho, não só na Paraíba, mas em todo o Nordeste e merece sim ser Cidadão Paraibano”, declarou o deputado federal.
Natural do estado do Rio de Janeiro, o general Guilherme Langaro Bernardes, em sua trajetória militar, já passou por estados como Minas Gerais, Amazonas, além de, no exterior, desempenhar as funções de Comandante do 19º Contingente da Companhia de Engenharia de Força de Paz no Haiti, e de Adido de Defesa Naval do Exército e Aeronáutico na Embaixada do Brasil em Nova Delhi, na Índia.
O General Bernardes lembrou que sua ligação com estado da Paraíba vem desde a infância. Segundo ele, seu pai também serviu no 1º Grupamento de Engenharia, em João Pessoa, ocasião em que, aos 16 anos, visitou a Paraíba pela primeira vez. “Após esta primeira passagem, retornei já como oficial do Exército em três oportunidades. Há um ano, estou como comandante deste Grupamento. Sinto-me honrado com esse reconhecimento por parte a Assembleia e do povo da Paraíba”, agradeceu o militar.
Para o comandante, liderar o Exército Brasileiro na Paraíba lhe traz experiências gratificantes, visitando lugares, conhecendo melhor os paraibanos e colecionando memórias. “O posto de comandante das tropas militares aqui da Paraíba me proporciona a oportunidade de conhecer cada rincão desse nosso estado. Além das belezas naturais, pude conhecer as pessoas, que são o verdadeiro capital deste estado e que fazem a Paraíba ter um lugar tão especial em meu coração”, declarou o homenageado.
A solenidade contou com a presença do deputado Bosco Carneiro, oficiais do Exército, além de amigos e familiares do homenageado.