Ao justificar a homenagem ao advogado, que é natural da cidade de Presidente Dutra (MA), a deputada Cida Ramos destacou que Getúlio de Sousa Júnior “é um advogado que tem feito muito, principalmente pela população mais pobre do estado da Paraíba, com programas sociais, mas, sobretudo, como advogando pro bono para as pessoas que mais precisam”.
Bastante emocionado, Getúlio de Sousa Júnior disse que o título era a maior honraria que já recebeu na sua vida até o momento. Ele lembrou que chegou à Paraíba em 2008, “cheio de sonhos e desafios” e aqui construiu toda a sua vida acadêmica e sua carreira profissional.
“Moro aqui até hoje. Aqui casei. Os meus filhos serão todos paraibanos e hoje, com muita honra, imensa honra, recebo essa bela homenagem. É uma emoção inenarrável”, disse.
Prestigiaram a homenagem o advogado Sheyner Asfora, presidente nacional da Associação Nacional dos Advogados Criminalistas (ABRACRIM); o professor Rômulo Palitot da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e presidente ANACRI*M-PB; o professor Artur Souto, coordenador do Centro Universitário de João pessoa (UNIPÊ); e o advogado criminalista Alberdan Coelho, representando a Escola Superior da Advocacia (ESA).
Getúlio de Souza Junior nasceu na cidade de Presidente Dutra (MA), no dia 3 de dezembro de 1986. Mora na Paraíba desde 2008. Entrou no curso de Direito no UNIPÊ, em 2010, formando-se em 2014. Passou no exame da OAB, ainda no nono semestre. É advogado desde fevereiro de 2015. Em 2017, entrou no mestrado na UFPB, onde tornou-se mestre 2019. É especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), professor de direito Penal na Faculdade Três Marias e professor de Pós-Graduação da Escola Superior da Advocacia (ESAPB).
É Procurador Nacional das Prerrogativas da Associação Nacional dos Advogados Criminalistas ABRACRIM) e Conselheiro estadual da ANACRIM, além de advogado criminalista.