A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão solene híbrida, na tarde desta quinta-feira (26), para entregar a “Medalha Epitácio Pessoa” – a mais alta honraria da Casa – ao Tenente-Coronel Cristóvão Ferreira Lucas, ex-comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar da Paraíba (1º BPM) e atual vice-diretor do Centro de Educação da PMPB, pelos relevantes serviços prestados ao estado da Paraíba.
A homenagem foi proposta pelo deputado Jutay Menezes e contou a com a presença de diversas autoridades civis e militares. Na justificativa da propositura, Jutay Meneses fez um relato da vida pessoal e da atividade profissional do homenageado, destacando sua “reconhecida competência e dedicação à Polícia”. “O coronel Lucas é servidor público exemplar, homem de incontestável bravura, daqueles que honram e dignificam a farda da nossa querida Polícia Militar fazendo jus, sem sombra de dúvidas, à homenagem ora proposta”, disse.
O tenente-coronel Lucas iniciou suas palavras revelando-se “muito feliz e emocionado, ressaltando o momento de muita satisfação”. “Eu encaro essa homenagem como a maior honraria que já recebi, sem dúvida nenhuma, porque eu me vejo na obrigação de fazer uma espécie de retrospectiva da minha vida, que começou aqui no Baixo Roger, nas imediações do Campo do 11, onde cresci e vivi até os 14 anos de idade”, disse.
“Recebo essa homenagem muito feliz e emocionado, com gratidão aos meus inúmeros amigos e amigas que estão aqui e outros que não puderam estar presentes, mas com certeza, estão acompanhando pelo YouTube. Podem ter certeza que os seus nomes estão gravados no meu coração e também nessa medalha que é mais alta honraria do Parlamento paraibano. Muito obrigado e que Deus nos abençoe”, acrescentou.
O delegado Pedro Ivo, representando o delegado Geral da Polícia Civil, André Rabelo, saudou o homenageado e desejou parabéns, na condição de amigo e sabedor do seu trabalho. “E, também, na condição de representante da Polícia Civil, que tem grande orgulho pelo trabalho do tenente-coronel Lucas e de todos os policiais militares desse Estado”, destacou.
Também participaram do evento o Coronel Euller Chaves, ex-comandante-geral da Polícia Militar do Estado da Paraíba; o Tenente-coronel Geraldo Marques Júnior, comandante do 1º BPM; o pastor Cláudio Rodrigues, da Igreja Universal do Reino de Deus; o sargento Flores, representando todos os reformados da PMPB; o ex-prefeito de Camalaú, Aristides Chaves; familiares do homenageado, entre eles a esposa Josilene Lucas e os filhos Wesley Renato, Ítalo Renan e Enzo Emanuel.
PERFIL DO HOMENAGEADO
Cristóvão Ferreira Lucas nasceu no município de Teixeira, sertão paraibano no ano de 1974. Porém, sua família migrou para João Pessoa em 1977, passando a residir no Baixo Roger. É Bacharel em Segurança Pública, pela Academia de Polícia Militar do Ceará (Turma 1997). Especialista em Segurança Pública, pela Academia de Polícia Militar da Paraíba (turma 2010.2); graduado em Direito, pela Universidade de São Paulo (USP), em 2017; pós-graduado em Direito Civil, pela Universidade de São Paulo, em 2017.
Coleciona cursos na área policial, a exemplo de Gerenciamento de Crises (Polícia Militar da Paraíba – 2002); Sobrevivência Policial (Polícia Militar da Paraíba – 2003); Instrução de Nivelamento de Conhecimento (Força Nacional de Segurança Pública – 2006); Multiplicador de Polícia Comunitária (Polícia Militar da Paraíba – 2008); Direitos Humanos (Força Nacional – Distrito Federal – 2009); Comunicação Social (Polícia Militar do Estado de São Paulo – 2015) e Policiamento Ambiental (Polícia Militar do Mato Grosso do Sul – 2017).
Já ocupou diversos postos de comando em unidades da Polícia Militar, tais como: Comandante da 1ª Cia PM (Santa Rita) – 2009; Comandante da Companhia de Bayeux – 2011; Comandante do 7º BPM – 2012; Comandante da 1ª CIPM (Alhandra) – 2013; Coordenador de Comunicação Social e Marketing – 2014 a 2016; Comandante do BPAmb – 2017; Comandante do 2º BPM – 2018 e Atual Comandante do 1º BPM, em João Pessoa/PB.