O prazo para inscrições de trabalhos científicos no 9º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa) se encerra nesta segunda-feira (10). Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/PB), e participação efetiva da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB), o evento é organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e será realizado no Centro de Convenções de João Pessoa, localizado à rodovia PB-008, no Km 5, no Polo Turístico Cabo Branco.
De acordo com a Agevisa, os resumos dos trabalhos inscritos devem conter entre 2.000 e 2.500 caracteres, contando os espaços; serão aceitos no máximo três trabalhos por autor principal, não havendo limites para trabalhos em coautoria, e será emitido apenas um certificado por trabalho, no qual constará os nomes de todos os autores e coautores.
O 9º Simbravisa será realizado no período de 20 a 24 de novembro, em João Pessoa/PB, e as pessoas interessadas em participar, com ou sem submissão e apresentação de trabalhos, podem acessar o endereço simbravisa.org.br/inscricoes/para preencher o formulário de inscrição e obter as instruções sobre o evento. Só poderão inscrever e apresentar trabalhos autores que estiverem devidamente inscritos no Simpósio.
Ao inscrever resumos em um dos temas apresentados no temário disponibilizado no endereço https://simbravisa.org.br/trabalhos/index.php#topo, o autor deverá escolher entre as categorias “relato de experiência” ou “trabalho científico”, considerando a que seja mais adequada ao trabalho que pretende apresentar.
*Classificação dos trabalhos – Para o 9º Simbravisa, serão considerados trabalhos científicos aqueles resumos que se orientam por uma pergunta ou hipótese, que têm um método científico explicitado e que descrevem os resultados criticamente em comparação com a literatura. Já os relatos de experiência se referem a uma intervenção, processo ou atividade desenvolvida em espaços de atuação da Vigilância Sanitária, incluindo os Laboratórios de Saúde Pública. Neste caso, o autor deve relatar o objeto da experiência, o contexto no qual ocorreu, a descrição da execução (incluindo período de realização, local e sujeitos envolvidos) e análise crítica dos resultados.
Formas de apresentação – Como nas edições anteriores, todos os trabalhos aprovados serão apresentados também em poster, que deverá atender às seguintes especificações: 0,90 m de largura por 1,20 m de altura, em formato vertical e preferencialmente impresso em material reciclável.
As apresentações orais ocorrerão nas sessões de Comunicações Coordenadas e Discussões Temáticas. As Comunicações Coordenadas se constituem em sessões com um número determinado de trabalhos e com espaço para perguntas após as apresentações. Quanto às Discussões Temáticas, estas terão duração de três horas, ocupando todo o período da programação da manhã, nos três dias do evento.
Nas Discussões Temáticas, em cada sala haverá a exposição oral de até seis trabalhos, selecionados por sua relevância, pertinência e por abordarem questões significativas ao tema em que foi inscrito. Após as apresentações, os coordenadores farão uma breve apreciação do conjunto dos trabalhos aprovados e abrirão espaço para um debate com todos os participantes presentes.
As datas das apresentações orais dos trabalhos aprovados (Comunicações Coordenadas e Discussões Temáticas) ainda serão divulgadas, o mesmo valendo para os tempos destinados a cada exposição e demais detalhes operacionais do Simpósio.
Saiba mais – Em sua nona edição, o 9º Simbravisa reunirá pesquisadores, professores, estudantes, gestores e trabalhadores da Vigilância Sanitária (nacional, estadual e municipal), além de representantes de vários órgãos e entidades da sociedade civil, e terá como ponto central a discussão sobre o tema “Vigilância Sanitária: direito à saúde e o fortalecimento do SUS”. O evento terá a pandemia da Covid-19 como tema transversal.
No tocante aos eixos temáticos, os participantes do 9º Simbravisa terão a oportunidade de debater a “proteção da saúde como direito de todos e dever do Estado” e a “atuação da Vigilância Sanitária”. Outro eixo de destaque versará sobre “Políticas Públicas e gestão da Vigilância Sanitária”.
Objetivos – O objetivo do encontro, segundo os organizadores, é incentivar profissionais da Vigilância Sanitária e das áreas científicas afins a sistematizarem conhecimentos para serem expostos à apreciação de colegas de todo o País, oportunizando, além de aprendizagem, troca de experiências em amplitude nacional.
Pretende-se também, por meio de Oficinas, “aproximar o GTVisa de instituições e grupos que possuam interfaces com a finalidade de proteção da saúde, contribuindo para romper com o histórico isolamento da Vigilância Sanitária na saúde coletiva brasileira”.