Servidores, vereadores e frequentadores da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) participaram na manhã desta terça-feira (6) de uma ação alusiva ao ‘Dia Internacional da Mulher’ – comemorado nesta quinta-feira (8). As atividades do evento ocorrido no hall da CMJP foram voltadas à saúde e ao bem-estar da mulher, numa promoção da mesa diretora da Casa Napoleão Laureano em parceria com a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) – Distrito Sanitário IV.
Animada ao som da dupla de músicos Edísio e Fabiano (agentes de saúde que atuam no Distrito IV), a ação ofereceu os serviços de atendimento médico e odontológico, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, argiloterapia, zumba, auriculoterapia, ventosaterapia, entre outros. “É uma honra repetir esta parceria com a prefeitura da capital em homenagem a mulher, alusiva a uma data tão importante”, avaliou o presidente da CMJP, vereador Marcos Vinícius (PSDB). “A mulher é um ser fantástico que comanda as nossas vidas e a sociedade, ocupando os espaços importantes, de mãe, de trabalhadora e de transformação social”, completa o presidente.
A ação da Câmara pessoense em parceria com a Secretaria da Saúde tem ocorrido em outras oportunidades, a exemplo do ‘Novembro Azul’ e do ‘Outubro Rosa’ realizados no ano passado, na área do estacionamento da CMJP. No ‘Outubro Rosa’, por exemplo, em 6 de outubro de 2017, os atendimentos também foram voltados à saúde feminina, em alusão aos cuidados com a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
De acordo com a diretora-geral do Distrito Sanitário IV, Katherine Alves Pereira, além da preocupação com a saúde e bem-estar das mulheres, a ação é uma forma da Câmara servir de exemplo para a população da capital, reforçando a importância da mulher dentro da sociedade. “O presidente Marcos Vinícius tem um olhar diferenciado, reconhecendo e valorizando quem trabalha na Câmara e a população em geral que frequenta a Casa”.
O ‘Dia Internacional da Mulher’ é comemorado anualmente em 8 de março para celebrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos. A data teve origem nas manifestações de mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, durante a Primeira Guerra Mundial. Uma manifestação que contou com mais de 90 mil russas ficou conhecida como ‘Pão e Paz’, tornando-se o marco oficial da data, que apenas em 1921 foi oficializada.
A Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu o ‘Dia Internacional da Mulher’ somente em 1977. Atualmente, além do caráter festivo e comemorativo, a data ainda continua servindo como conscientização para evitar as desigualdades de gênero em todas as sociedades.
Fonte: CMJP | Jorge Rezende