Pressione ESC para fechar

- PUBLICIDADE -


Agevisa-PB recomenda alerta máximo após problemas oftalmológicos causados por cosméticos

  • Cidade
  • 29 de dezembro de 2023
- PUBLICIDADE -

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária recomendou alerta máximo e divulgou orientação à população paraibana sobre os danos à saúde causados por pomadas para trançar cabelos e outros produtos cosméticos em várias regiões do País. O problema, segundo o diretor-geral da Agevisa-PB, Geraldo Moreira, é grave e merece atenção especial tanto dos órgãos de promoção e proteção da saúde pública quanto da sociedade.

Para ressaltar a gravidade da situação, Geraldo Moreira apresentou dois documentos elaborados no âmbito do Ministério da Saúde: a Nota Informativa nº 03/2023, da Coordenação-geral do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), e o Alerta nº 05/2023, publicado na terça-feira (26) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Conforme o documento do CIEVS, no dia 27 de dezembro foi confirmado na cidade do Rio de Janeiro o aumento de casos de emergência oftalmológica relacionados ao uso de pomada modeladora de cabelos. Os casos foram detectados no Hospital Municipal Souza Aguiar (HMSA), onde, somente no período de 23 a 26 de dezembro, um total de 116 dos 325 atendimentos

 

 

área da pele antes de aplicar o produto de forma extensiva, para identificar possíveis eventos adversos;

– Não usar o produto se apresentar irritação na pele, nos olhos ou em outra parte do corpo;

– Evitar o contato do produto com os olhos;

– Se o produto entrar em contato com os olhos, lavá-los imediatamente com água corrente por pelo menos 15 minutos;

– Guardar os produtos cosméticos em local seguro, longe do alcance de crianças e animais;

– Em caso de qualquer evento adverso decorrente do uso do produto cosmético, notificar imediatamente a Anvisa e procurar assistência médica, especialmente se a situação for grave.

No texto do Alerta nº 05/2023, a Anvisa informa que os produtos cosméticos são seguros quando usados corretamente. E enfatiza: “Seguindo as recomendações, é possível reduzir o risco de eventos adversos e aproveitar as festividades de fim de ano com segurança. A colaboração de todos é essencial para garantir a integridade do mercado de cosméticos e a saúde e bem-estar dos consumidores”.

- PUBLICIDADE -

- PUBLICIDADE -