O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) assinou, na terça-feira (20), uma proposta que reduz o número de deputados e senadores dentro do conceito de redução do custo da máquina pública.
A proposta traz uma diminuição no número de deputados, que hoje são 513 e passariam a ser 395, e senador passaria a ser dois por estado, somando 54. Hoje o número de senadores é de 81. A diminuição no número desses parlamentares geraria uma economia de R$ 1,3 bilhão em 4 anos.
“Esse plenário aqui, vocês sabem, é improdutivo, é ineficiente, é inoperante. É um absurdo não só o custo desse legislativo, mas o resultado que ele produz. São sessões que se espremer não dá quase nada e eu sou favorável a proposta, porque, sobretudo, em regra, defendo a mudança”, falou o deputado e decretou: “É preciso reduzir o tamanho da máquina pública. Gastar menos com deputado, e mais com professor”.
Para a proposta avançar são necessárias 171 assinaturas. Elas estão sendo colhidas pelo líder do PSDB na Câmara, Nilson Leitão (MT).
Assista ao vídeo com a declaração do deputado após assinar a proposta:
Redação Bastidores da Política
Maryjane Costa