A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial, na tarde desta quarta-feira (09), para apresentar e discutir dados oficiais obtidos no Censo 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O evento, proposto pelo deputado Luciano Cartaxo, contou com a participação de Roberto Salgado Beato, superintendente estadual do IBGE, e todo o Corpo Técnico do órgão na Paraíba.
A discussão sobre o assunto no âmbito do Poder Legislativo, de acordo com o parlamentar, é de fundamental importância, porque é através dos dados do Censo que o gestor público pode elaborar políticas públicas importantes nas áreas da saúde, da educação, da infraestrutura, da geração do emprego e dá para medir o grau de investimento no estado da Paraíba, que tem uma população que cresceu 5,5%.
“O Censo 2022 trouxe dados muito importantes sobre a Paraíba e sobre João Pessoa. A Capital paraibana foi a cidade com o maior crescimento de moradores entre as 20 cidades com as maiores populações do país. A ideia da sessão é debater esses dados para que a cidade cresça e volte a ter qualidade de vida para a população”, destacou Cartaxo.
Para Roberto Salgado, superintendente do IBGE na Paraíba, a importância dessa discussão na Assembleia Legislativa se dá justamente pela relação dessa Casa Legislativa com os indicadores, os dados que o Censo vai fornecer. “Então, é fundamental que seja aberto esse espaço para que a gente possa apresentar a forma como foi feita a coleta dos dados no Censo; os resultados preliminares que já saíram – e que ainda estão por vir. Nós encaramos esse momento aqui com muito respeito e com muita responsabilidade”, declarou.
A apresentação dos dados foi feita em duas partes. Em primeiro lugar, através de uma amostragem da coleta, a metodologia que foi utilizada e a divulgação dos primeiros dados dessa coleta sobre a população do país, dos estados e dos municípios; além de resultados já condensados das populações indígenas e quilombola.
Salgado também destacou o crescimento populacional de João Pessoa no cenário nacional. A capital paraibana, segundo o Censo, teve um crescimento acima da média. “João pessoa está entre as 20 maiores cidades do país. Foi a capital que apresentou a maior taxa geométrica de crescimento. Então, realmente podemos destacar este entre os muitos dados que estão sendo apurados pelo Censo”, finalizou.
Também prestigiaram o evento o deputado estadual Bosco Carneiro, que secretariou os trabalhos; a senhora Sachenka Bandeira da Hora, gerente administrativa do CREA-PB, representando o presidente da entidade; Hugo Paiva; o vice-prefeito de Alagoa Grande, Neto Carneiro; o professor Saulo Roberto de Oliveira, do Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).