Pressione ESC para fechar

- PUBLICIDADE -


Após pedido de demissão de ministro de Lula, Carlão cobra que deputados e senadores não deixem de instaurar a CPMI do dia 8 de janeiro

- PUBLICIDADE -

As novas imagens divulgadas do ataque ao planalto que ocorreu no dia 8 de janeiro foram comentadas pelo vereador Carlão (PL) na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), nesta quinta-feira (20). Os vídeos mostram a ação de Gonçalves Dias, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, durante a invasão.

“A democracia foi ferida. Pessoas violentas entram no Planalto e deterioram o STF. Fizeram isso com a Câmara dos deputados, com o Senado. Não deveria ter acontecido essa depredação de patrimônios públicos, e eu vi aquelas pessoas que estavam em frente aos quarteis serem julgadas como se todos aqueles fossem criminosos. As imagens não vieram. A verdade não veio. E víamos atônitos o julgamento impiedoso da mídia com aquelas pessoas que seguravam terços em frente aos quarteis”, disse o parlamentar.

Carlão salientou que cidadãos que foram indevidamente presos precisam de reparação: “Aqueles que ficaram nos quarteis generais e nem saíram foram presos injustamente. Não têm que pagar nada. Têm que ser restituídos pelo que foi feito contra eles. Aquela injustiça precisa ser reparada. Prenderam conservadores e a direita”.

Para ele, é inaceitável que Gonçalves Dias tenha servido água aos invasores, enquanto o ex-ministro de justiça Anderson Torres, que estaria nos Estados Unidos na data do ataque, esteja preso. “Ele [Anderson Torres] não estava aqui no momento, mas o general de Lula estava lá, servindo água a criminosos. As cenas são claras”.

O colega parlamentar Coronel Sobreira (MDB) argumentou que várias manifestações estavam sendo feitas pelos conservadores, mas nada era parecido com a invasão: “Incontáveis manifestações, e nós não víamos uma depredação ou ações de vandalismo. E no dia 8 de janeiro a gente se deparou com isso. (…) Como isso aconteceu? As imagens não nos deixam mentir. São claras. Por isso, a importância de uma Comissão Parlamentar de Inquérito”. De acordo com ele, as imagens expõem indícios de conivência com o ato criminoso.

Carlão, então, pediu que deputadores federais e senadores sejam favoráveis à criação da CPMI: “Para que a verdade seja reestabelecida. Vocês têm compromisso com a cidade de João Pessoa”. E concluiu: “Por que esconderam essas imagens? Por que deixaram tantas pessoas serem presas injustamente? Por que deixaram que esse general estivesse à frente da Segurança Institucional? (…) Mentiram, manipularam informações durante mais de dois meses. Essas informações estavam nas mãos daqueles que estão no governo. Vamos buscar a responsabilidade para quem a tem”.

- PUBLICIDADE -

- PUBLICIDADE -