O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Adriano Galdino, criticou, no plenário da Casa, as declarações do presidente Luiz Inácio lula da Silva sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia.
Eleitor declarado de Lula nas eleições passada, Galdino tachou de infeliz as declarações do presidente e pediu para Lula reconsiderar o posicionamento. O parlamentar apresentou um requerimento nesse sentido.
“É uma fala que não condiz com a realidade e, em nome do Poder Legislativo, estamos entrando com um requerimento pedindo ao presidente para ele refazer essa fala, no sentido de colocar as coisas nos seus devidos lugares. A culpa maior, com toda certeza, é do governo russo, que invadiu um país democrático, que vivia na paz, na tranquilidade, um país que está sendo destruído”, disse Galdino.
No domingo (16), Lula afirmou que os EUA e a Europa prolongam a guerra, numa referência velada ao envio de armamentos a Kiev. “Putin não toma a iniciativa de parar. [Volodimir] Zelenski não toma a iniciativa de parar. A Europa e os EUA continuam contribuindo para a continuação desta guerra”, disse.
Na semana anterior, o brasileiro já havia dito que a Ucrânia poderia ceder a Crimeia para a Rússia, em nome da paz.