O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Dinho Dowsley (Avante), declarou em entrevista na tarde desta quarta-feira (29), que João Pessoa já tem capacidade para ampliar o números de vereadores para 29 parlamentares, ao invés dos 27 atuais. Dinho fez questão de ressaltar que esse possível aumento se dará sem custos extras para a população, já que os recursos que são divididos para 27 vereadores passarão a ser rateados pelos 29.
“Desde a legislatura passada já poderia ser 29 vereadores. Agora, também gosto de deixar bem claro: não há aumento também de custo. O próprio recurso, a verba que já existe vai ter que ser rateada para 29 vereadores dos 27 que estão lá. Então será do próprio recurso”, disse.
O número de vereadores permitidos previsto no direito eleitoral e nas leis orgânicas de cada município. As cidades que possuem entre 750 mil e 900 mil habitantes podem ter até 29 vereadores. A atual composição da CMJP é referente a quando a capital paraibana tinha entre 600 mil e 750 mil habitantes.
Segundo o IBGE de 2021, hoje João Pessoa conta com cerca de 826 mil habitantes.