O programa Câmara Jovem que vai ao ar na noite desta quarta-feira, 21, vai abordar uma temática importantíssima: a prevenção ao suicídio ressaltada no “Setembro Amarelo”. A apresentadora Suely Gonçalves e a psicóloga Renata Toscano foram a uma escola ouvir alunos que desenvolveram ações de conscientização sobre a importância da saúde mental. Renata ainda intermediou a conversa e respondeu a dúvidas dos jovens sobre o assunto. Os entrevistados foram estudantes do 3º ano do ensino médio e alunas do 9º ano do ensino fundamental que expuseram suas percepções sobre o tema. A iniciativa da escola e que será retratada no programa, foi de destacar a valorização da vida.
O público não poderia ser mais apropriado. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. De acordo com o levantamento, variados fatores levam a juventude a estar mais vulnerável. Falta de cuidado e apoio inter-relacional que perpassa gerações, violência psicológica e negligências na família são frequentes e por isso é imprescindível que pais e responsáveis estejam atentos a crianças e adolescentes que apresentem sinais de depressão, ansiedade ou transtornos psíquicos afins.
O programa Câmara Jovem vai ao ar nesta quarta-feira (21), às 19h30, na TV Câmara JP (canal aberto digital 6.2; canal 23 da TV a cabo Net).
Atendimentos – Em João Pessoa, o Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil Cirandar atende crianças e adolescentes, de três até 18 anos incompletos, que apresentem transtornos psicóticos, neuróticos ou sofrimento mental em decorrência do uso de álcool e outras drogas. Nos Caps, o atendimento pode ser de forma espontânea, procurando diretamente o serviço, ou encaminhado pelas unidades de saúde da família.
Em casos de crise, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza atendimento de urgência e emergência no Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm), anexo ao Ortotrauma de Mangabeira, referência para atendimento adulto e, o Hospital Municipal do Valentina para o atendimento de crianças e adolescentes, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa (Samu-JP).
Caps Infanto Juvenil Cirandar:
Avenida Gouveia Nóbrega, s/n, Roger.
Telefone: 3214-3333
Pronto Atendimento em Saúde Mental (PASM):
Rua Agente Fiscal José Costa Duarte, s/n°, Mangabeira. Em prédio anexo ao Complexo Hospitalar de Mangabeira.
Telefone: (83) 3218-9727
Hospital Municipal Infantil do Valentina:
Av. Mariângela Lucena Peixoto, Valentina de Figueiredo
Telefone: (83) 3218-9404
CVV – O Centro de Valorização da Vida (CVV) é um serviço muito importante para todos os públicos com ideação suicida. Ele atende 24 horas através do número 188, com ligação gratuita. Há, ainda, um chat que pode ser acessado no site do CVV https://www.cvv.org.br/.