A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou na tarde desta quarta-feira (31), sessão especial em comemoração aos 10 anos do Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CPICS) “Equilíbrio do Ser”.
A solenidade foi proposta pelo presidente da CMJP, Dinho Dowsley (Avante), que falou sobre a importância do local para a população de João Pessoa. “O CPICS Equilíbrio do Ser é um dos pontos da rede de atenção especializada na secretaria municipal de saúde de João Pessoa. São recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação de saúde, com ênfase na escuta acolhedora do desenvolvimento, no vínculo terapêutico, na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Fundada em 31 de agosto de 2012, o CPICS “Equilíbrio do Ser” é uma referência nacional no que diz respeito à oferta de PICS na atenção especializada”, afirmou.
João Morais, diretor do CPICS Equilíbrio do Ser, disse que ao longo desses 10 anos de funcionamento foram mais de 22 mil pessoas atendidas. “É um número bem significativo, entre atendimentos individuais e práticas coletivas. Nós buscamos atender a todo mundo de maneira bastante humanizada e cuidadosa. É um carinho que a população tem pelo espaço e tenho muito orgulho do que nós construímos”, destacou.
Iuara Paiva, acunpunturista, pontuou que faz parte do CPICS Equilíbrio do Ser há 10 anos e que durante esse tempo vem acompanhando o crescimento do espaço. “É uma satisfação muito grande, tanto como profissional como pessoa presenciar os diferenciais no atendimento do local. Todos que já fizeram parte do Equilíbrio do Ser ao longo desses 10 anos e aos que ainda estão aqui, os mais sinceros aplausos”, acrescentou.
Kilma Barros, terapeuta do CPICS, afirmou que “a resposta do atendimento no Equilíbrio do Ser vai lá na ponta, dentro do programa de saúde da família, dos hospitais, porque essas pessoas começam a conhecer a cura, a autocura, o equilíbrio dentro de cada um”.
CPICS
O Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde “Equilíbrio do Ser” funciona nos Bancários e o telefone é (83) 3214-2921. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, por ordem de chegada, respeitando os preferenciais.
O Centro é um dos pontos da Rede de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, mantido pela prefeitura e que oferece acesso a acupuntura, harmonização, tai chi chuan, trilha do chá, reiki, auriculoterapia, ventosaterapia, constelação familiar, shiatsu, yoga, dança circular, biodança, dança terapia, terapia comunitária, resgate da autoestima, cineterapia, quick massage, floral, meditação e fitoterapia.
As práticas integrativas e complementares à saúde são atividades e terapias que buscam estimular a prevenção e recuperação da saúde de forma natural, sem a necessidade da medicação, através da integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.