A disputa pelo controle da gestão da água na cidade de Santa Rita continua na justiça e enquanto isso, moradores relatam que estão há mais de 48 horas sem água nas torneiras.
Recentemente a Prefeitura da cidade anunciou o fim do contrato com a Cagepa e a contratação de uma empresa terceirizada para assumir o controle da gestão das águas e esgotamento sanitário, a Agência de Águas do Nordeste (ANE). Desde então, os moradores dos bairros de Várzea Nova e Tibiri, chegaram a ficar três dias seguidos sem água nas torneiras, os moradores chegaram a ir até a nascente dos rios para buscar água.
Nas redes sociais, a população reclama.
A Cagepa chegou a tentar reassumir o controle da gestão local, alegando que, isoladamente, Santa Rita teria dificuldades de se abastecer, pelo fato da cidade integrar a rede da região metropolitana de João Pessoa. Mas o ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), negou seguimento ao recurso da companhia, que pedia a suspensão da municipalização e consequente privatização dos serviços. A decisão foi publicada na quarta-feira (18).
Já a Agência de Águas do Nordeste (ANE) justificou a falta de água alegando que suspendeu emergencialmente o abastecimento de água de Santa Rita, na Paraíba devido a uma falha nas bombas da captação de água. A empresa havia garantido que o retorno no abastecimento seria rápido, mas isso não aconteceu.