O reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Gouveia, suspendeu, nessa segunda-feira (2), a portaria publicada na última semana que cedeu servidores do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), entidade privada responsável pela administração do hospital. Ao todo, foram cedidos 637 servidores. A cessão é uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF).
De acordo com o documento, os profissionais terão 5 dias para apresentar ao órgão ministerial as possíveis perdas de direitos com a mudança e uma reunião com representantes do MPF foi marcada para às 15h desta terça-feira. No encontro, será pedido para que seja retirada a recomendação em virtude dos prejuízo alegados pelos profissionais. Valdiney, no entanto, diz que a legislação da empresa garante que nenhum direito será perdido.
“Nesses cinco dias, os sindicatos vão preparar documentos assinalando quais são os direitos que podem ser comprometidos, porque, inclusive, a lei da Ebserh assinala que nenhum direito será perdido. Mas, os advogados dos sindicatos vão fazer esse levantamento para a gente conversar em conjunto com o Ministério Público e tentar uma solução”, disse o reitor.