O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, se reuniu com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, na residência oficial do parlamentar, para discutir a possibilidade de o país flexibilizar o estado de emergência sanitária, rebaixando a Covid-19 para a situação de ‘endemia’.
O paraibano, que na semana passada, encontrou o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para tratar do mesmo assunto, também deve se reunir com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, sobre o tema.
O ministro leva em conta dados do Ministério da Saúde, que apontam que 91% da população brasileira acima de 12 anos já haviam tomado a primeira dose da vacina. Desse mesmo grupo, 84,38% completaram o esquema vacinal e apenas 36,48% das pessoas acima de 18 anos receberam a dose de reforço.
Nas últimas semanas, alguns municípios e estados revogaram o uso de máscara em ambientes abertos e fechados. O país soma cerca de 656 mil mortes para a covid-19 e aproximadamente 29,4 milhões de infectados.
“Diante da sinalização, manifestei ao ministro preocupação com a nova onda do vírus, vista nos últimos dias na China. Mas me comprometi a levar a discussão aos líderes do Senado”, publicou o presidente do Senado em sua rede social”, disse Pacheco.