O Governo do Estado deverá publicar amanhã um novo decreto com as regras de isolamento social na Paraíba. Dessa vez a norma terá um desafio ainda mais específico: disciplinar a realização de eventos públicos e privados no réveillon. A tendência é de que tenhamos mais flexibilizações, mas ainda longe de um “libera geral”.
O decreto atual foi publicado no fim de outubro e vale até amanhã (30 de novembro).
A expectativa é de que o próximo tenha validade até 2 de janeiro.
Atualmente mais de 58% da população paraibana estão imunizados com as duas doses da vacina contra a covid. O cenário, claro, é bem melhor que em outros momentos da pandemia. Mas o surgimento da variante ômicron em algumas partes do mundo e o receio de que as festas de fim de ano possam provocar um agravamento na crise continuam a preocupar as autoridades sanitárias paraibanas.
Semana passada representantes do Estado, de prefeituras e do Ministério Público discutiram o tema.
“O posicionamento dos MPs é de que o poder público não promova, com recursos públicos, eventos festivos. Na próxima quinta-feira os órgãos deverão publicar uma recomendação conjunta.”
O decreto de amanhã irá definir como será o réveillon dos paraibanos. A depender das regras e da capacidade de fiscalização para garantir o seu cumprimento, as festividades serão mais ou menos perigosas para a pandemia. Fiscalização e protocolos nunca são demais.
Jornal da Paraíba