O Dia das Crianças, comemorado no mês de Outubro, inspirou a produção de uma amostra coletiva de arte infantil, em exposição no hall de entrada do Centro Administrativo Municipal (CAM) da Prefeitura de João Pessoa, no bairro Água Fria. As telas foram produzidas por centenas de alunos dos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis), da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) do Município. A primeira-dama da Capital, Lauremília Lucena, prestigiou a amostra.
“É muito importante essa linguagem para as crianças da Educação Infantil. E vamos trabalhar para ampliar essa exposição, essas ações dentro da linguagem artística. Parabenizo a todas que estão envolvidas nesse trabalho, em trazer as unidades de ensino para dentro do Centro Administrativo”, disse a primeira-dama, Lauremília Lucena.
A secretária de Educação e Cultura, América Castro também aprovou a iniciativa da equipe do Departamento de Educação Infantil da Sedec. “Ideia brilhante”. Segundo ela, crianças dos 90 Creis existentes no município participaram da produção artística coletiva que resultaram nos trabalhos da amostra do CAM e em exposições em todas as unidades dos Centros.
“É um incentivo à criança a produzir arte e a aprender a se expressar através disso. Cada Crei fez sua própria exposição e esta semana e na próxima nós visitaremos algumas unidades para prestigiar o trabalho. Achei lindo demais”, destacou a secretária de Educação.
Para a coordenadora do Departamento de Educação Infantil (DEI) da Sedec, professora doutora Maria Sonaly Machado de Lima, as experiências artísticas impactam o desenvolvimento social, emocional e físico das crianças. “Ao envolvermos as crianças em ambientes e propostas artísticas, estimulamos o senso estético, a criatividade, motricidade e a cognição”.
Alguns trabalhos foram produzidos inspirados em obras de artistas locais. Jô Cortez, artista plástica que mora atualmente em Portugal, foi uma delas. Ela enviou um vídeo agradecendo e mandando beijos para uma das turminhas que produziu várias telas. “Eu soube que estão estudando as minhas obras. Eu tô muito feliz e grata. Eu espero que vocês continuem pintando, colorindo e sendo crianças muito felizes”, disse a artista.