A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), está com inscrições abertas para que alunos da Rede Pública Municipal de Ensino, nascidos em 2010, 2011 e 2012, possam se inscrever e participar de uma seleção para estudar gratuitamente na Escola do Teatro Bolshoi. A inscrição é feita na própria diretoria da escola em que ele está matriculado.
Entre os dias 13 a 22 de outubro, representantes locais, formados por professores de Educação Física da rede que foram treinados pela coordenadora geral da seleção do Ballet Bolshoi, Sylvana Albuquerque, irão passar nas escolas para dar início ao período de avaliação. “Nesse primeiro momento queremos pré-selecionar em torno de 600 alunos”, explicou a representante da Escola em João Pessoa e coordenadora do processo seletivo, Fernanda Albuquerque.
A próxima etapa será selecionar apenas 20 inscritos da pré-seleção para os testes oficiais. Estes irão participar de uma terceira etapa que acontece na cidade de Joinville, Santa Catarina, sede da escola do Ballet, onde disputam as vagas com crianças de todo o Brasil e de outros países.
Nessa fase final serão feitos exames classificatórios na Escola do Teatro Bolshoi para avaliação médico-fisioterápica e com professores russos e brasileiros.
As crianças aprovadas na seleção deverão residir na cidade de Joinville durante oito anos, sem custos para os pais das crianças, a partir de um convênio firmado entre a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Sedec, e a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.
Todas as despesas referentes à moradia das crianças, juntamente com uma coordenadora de apoio durante a formação em oito anos, deverão ser custeadas pela Prefeitura de João Pessoa, através da Sedec.
Na última segunda-feira (4), o prefeito Cícero Lucena recebeu integrantes da Escola do Teatro Bolshoi para retomar o projeto que foi implantado na sua última gestão e culminar na integração de estudantes da Rede Municipal de Ensino na companhia internacional de dança.