A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou convites a e para explicar o caso das offshores.
O senador Alessandro Vieira pediu que o requerimento de convocação de Guedes, apresentado por ele ontem, fosse incluído na pauta da CAE nesta terça-feira. Disse que o ministro precisa esclarecer o eventual conflito de interesse.
Por articulação do governo, a convocação foi transformada em convite. Os colegas decidiram também incluir o presidente do Banco Central no requerimento aprovado.
Antes da aprovação, Flávio Bolsonaro tentou impedir a votação. Argumentou que o caso já havia sido explicado por Guedes e que a convocação era para “fazer confusão”. Depois da transformação em convite, ele disse que concordou com a iniciativa.
O líder do governo, Fernando Bezerra Coelho, disse que os dois já se dispuseram a comparecer à comissão. É provável que as audiências ocorram na última semana do mês.
A série de reportagens Pandora Papers, do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, publicadas no país pelos sites de Piauí, Metrópoles, Poder360 e El País, apontou que Guedes e Campos Neto têm offshores.
O Globo