Termina nesta quarta-feira (8) o prazo das inscrições para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar. São oferecidas 30 vagas, sendo 25 para candidatos do sexo masculino e 5 para o feminino. A remuneração inicial do quadro de oficiais é de 7.791,20 reais.
Para se inscrever, basta o interessado acessar o site da Fundação Getúlio Vargas (https://conhecimento.fgv.br/concursos/pmpb2021), preencher o requerimento de inscrição e enviá-lo. O boleto pode ser pago até amanhã, 9 de setembro, exclusivamente no Banco do Brasil ou nos canais de recebimento disponibilizados por essa instituição bancária. A taxa cobrada é de 100 reais. Não serão aceitos pagamentos por meio de pix, transferência em conta corrente e nem depósito.
O concurso exige curso superior de ensino, idade entre 18 e 32 anos, altura mínima de 1,65 m no caso de candidatos do sexo masculino e 1,60 m no feminino, estar em dia com as obrigações militares e eleitorais, não ter antecedentes criminais ou policiais, entre outros requisitos previstos no edital, que está disponível no site da PM.
A prova intelectual, que é a primeira fase do concurso, está marcada para o dia 31 de outubro. O certame tem outras quatro fases: exame psicológico, avaliação de saúde, testes de aptidão física e avaliação social. Os aprovados em todas as etapas, dentro do número de vagas, serão convocados para o curso de formação, que tem 3 anos letivos de duração. O diferencial deste concurso é que no curso de formação o aluno já recebe remuneração, cujo valor é de R$ 3.124,23 para cadetes do 1º ano, podendo chegar a 3.813,27 no 3º ano.
Conteúdo programático – A prova intelectual será composta por 80 questões objetivas. Conforme o edital, o exame intelectual abordará conhecimentos de Língua Portuguesa, Noções de Tecnologia da Informação, Raciocínio Lógico, História da Paraíba, Noções de Sociologia, Noções de Metodologia do Ensino Superior, Atividade Física e Promoção à Saúde, Direitos Humanos, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal incluindo Legislação Extravagante, Noções de Teoria Geral da Administração, Noções de Gestão de Pessoas, Gestão de Operações e Logística e Noções de Contabilidade Pública.